More about Alcides Fonseca
Go Back

OOXML para Tótós

Written by Alcides Fonseca at 1183811673
Not Portuguese?


Quem tem estado atento a blogosfera nos últimos tempos, tem notado que têm sido publicados uns poucos de posts relativos ao OOXML e a um abaixo assinado. Como é normal, muitos dos que reparei estavam escritos em geekês (linguagem de geeks) e nem toda a gente percebeu aquilo bem. Para esses vai aqui uma breve explicação do problema:



A Microsoft com o seu Office 2007, começou a usar um novo tipo de ficheiros (os documentos Word em vez de doc, passaram a ser o docx e igual para os outros). Isto na esperança do novo formato Office Open XML ser usado como standard nos documentos do género. No entanto já existe um, o ODF (OpenDocument Format) que já é usado em vários softwares e é completamente aberto.



Fazendo uma analogia, de momento é usado o metro(ODF), e há várias réguas padrão (OpenOffice, KOffice, AbiWord, StarOffice, etc…) grátis e livres, mas a microsoft tem uma régua (MS Office) em que não usa o metro, mas uma medida proprietária deles em que não disponibilizam totalmente a definição da medida.



Quando já existe o metro, qual o sentido de optar por uma medida esquisita e proprietária? Ou seja, se já existe o ODF, um formato totalmente livre, porquê mudar para o OOXML que está apenas na mão de uma empresa?



A Microsoft está a pressionar os órgãos de certificação do mundo para aceitar o novo formato. No entanto os utilizadores têm uma palavra a dizer. Está a ser organizado um abaixo assinado para ser apresentado. Já assinaram pessoas, esperamos contar com a sua.



Petição online