More about Alcides Fonseca
Go Back

Tecnonov 2008

Written by Alcides Fonseca at 2008/04/06

O dia de ontem foi passado na Fnac a assistir ao evento Tecnonov. Ainda não tinha escrito nada, pois estava a espera de outras reacções, nomeadamente de um dos organizadores.

Concordo em muito com a conclusão tirada, em que o evento não atingiu o seu objectivo inicial, e já o ano passado também não foi assim tão conseguido. De facto a FNAC parece ser um sitio giro para fazer eventos deste género, mas ninguém aparece por lá (A localização da sala na outra ponta da loja, foi feita para as pessoas comprarem quando vão a eventos, e não o inverso, que interessava aqui). Penso que uma coisa num espaço mais aberto como as Docas ou então o centro do Dolce Vita funcionariam melhor para atingir este público alvo. Acho também que algumas das apresentações tinham um cariz muito técnico para apresentar ao público geral. Estou a lembrar-me por exemplo da apresentação sobre o Debian, que foi uma das apresentações que mais gostei, mas no entanto para pessoas que de Linux só conhecem o nome, uma apresentação daquele nível não é o ideal. Ter alguns computadores com várias distribuições e vários ambientes para teste por parte dos “visitantes” poderia divulgar mais o opensource (que acredito que seja um objectivo secundário do evento).

No entanto para quem foi, como eu, foi uma experiência óptima (acho que só eu e outro é que estávamos na audiência excluindo oradores). É uma pena que mais pessoas não participem neste tipo de eventos. Apesar de já conhecer algumas das apresentações, ou os assuntos em questão, gostaria de salientar uma apresentação sobre direitos de autor e propriedade industrial (como quem diz patentes e copyrights) na área da informática. Acho que é um ponto muito importante que quem trabalha nesta área devia ter conhecimento.

Overall, gostei do evento (não esquecer o almoço) e espero que para o ano consigam aumentar a audiência, ou caso mudem o formato, que tenham sucesso nesse objectivo. Quanto a mim, estou de olhos postos no Take Off e espero que não faltem.