More about Alcides Fonseca
Go Back

TechDays 2008

Written by Alcides Fonseca at 2008/03/15

Levantar-me as 6 da manhã não foi tão doloroso como pensava. Até porque acordei as 5. Eu e os meus quatro acompanhantes (mais sobre isto no final) apanhámos o alfa e 3 horas depois estávamos a fazer o check-in no TechDays. Lá fui obrigado a andar com a camisa oficial do evento (não entra bem no meu estilo), mas tinha a vantagem de não me andarem a scannar o cartão sempre que queria entrar.





Começámos por ver a sessão do Mr. Rob Miles sobre XNA com os seus very silly games. Comparado às apresentações de Barcelona o público não respondeu ao seu humor bastante refinado. Mas todos gostámos.



Depois a sessão sobre o Robotics Studio que é uma coisa que já me anda há uns tempos na cabeça. O Rob Miles usa a plataforma XNA para ensinar os seus alunos a programar. Eu cá acho que a robótica é que era bastante útil neste propósito. E ainda quero ver se alguém estiver interessado em patrocinar um Lego Mindstorms NXT, eu dar-lhe-ei bom uso no meu departamento! Em relação ao Robotics Studio é bastante interessante o simulador que junta renderização do XNA com um motor de física usado em muitos jogos. Gostava de testar isto a sério!



A slot seguinte foi para descansar um bocado e rever a minha apresentação que vou falar num post à part e finalmente fui à segunda parte de silverlight 2.0. É engraçado, um bocadinho melhorzinho que o Flash, mas ainda não vale a diferença. Agora o 3.0 com 3d e aceleração gráfica vai fazer mesmo a diferença! E trazer os jogos de qualidade ao browser :)



Foi bastante engraçado o evento, e tinha miúdas giras, como em qualquer evento da Microsoft! Podem ver alguns vídeos sobre o evento, que dão uma ideia de como correu!



Só um pequeno rant: apenas se inscreveram 10 pessoas para ir gratuitamente ao TechDays, o que quer dizer que poucas pessoas na minha faculdade se interessam por ir a eventos técnicos deste género. É uma pena. Outra coisa que também me deixa em baixo é que dos 10 iniciais apenas foram 4 porque tinhamos uma data de coisas marcadas para o dia seguinte e não há qualquer facilitismo para alunos que faltem às aulas para participar a eventos. Já se forem professores não há problema e podem ou não marcar aulas de substituição...