More about Alcides Fonseca
Go Back

Audax 01

Written by Alcides Fonseca at 2008/02/16

Interessado em inovação e empreendedorismo, não pude escapar à primeira edição do Audax na rtp2. Não gostei muito do formato, porque não dá largas ao poder de persuasão dos concorrentes, apenas respodem a umas poucas perguntas. Era mais interessante fazerem apresentações em vez do video inicial. Em relação ao jurí fiquei bastante agradado, porque fizeram as perguntas chave que realmente eram decisivas.

Relativamente aos concorrentes, gostei da inovação presente sobretudo nos dois primeiros. Quanto às três meninas, achei que não têm a tal ambição necessária nem uma característica única no seu negócio, ou seja, a concorrência pode a qualquer momento abrir um laboratório igual ao que se propõem criar e até já devem ter capital para o abrir e até mercado adquirido.

O segundo concorrente realmente convenceu-me que poderia lançar uma nova série de paramotores que poderiam realmente revolucionar o mercado a que se destinam, mas o problema de não poder ser patenteado iria dar-lhe uma janela pequena para se impôr no mercado, o que acho bastante arriscado.

O primeiro concorrente achei que foi o tem o melhor background, tanto em competências técnicas na área, como a nível de empresário. Gostei do facto do registo da patente já estar em curso e de ter alguns protótipos a funcionar (mostrado nos vídeos). Pareceu-me a inovação que mais revolucionaria o mundo, pela eficácia de transporte e armazenamento dos contentores e pelas coberturas à lá lego.

E a decisão do jurí foi a mesma que a minha e fico contente por isso e ansioso pela próxima edição. Acho uma iniciativa louvável esta espécie de elevator pitch e gosto de ver a capacidade de inovação portuguesa, e que seja transmitida ao resto das pessoas.