More about Alcides Fonseca
Go Back

Guia Supersónico do OpenID

Written by Alcides Fonseca at 2008/02/10

Eu acredito sinceramente que o OpenID é o futuro. Daqui a 1/2 anos, todos os sites vão suportar OpenID (e eu provavelmente já vou estar a testar o sistema seguinte). Um sinal disso foi a entrada da Google, IBM, Microsoft, Verisign e Yahoo para o board da OpenID foundation.

Agora que os principais desafios técnicos estão ultrapassados, faltam ultrapassar as próximas barreiras: as sociais. Temos de ir agora divulgar a boa nova ao mundo e fazer com que as pessoas comecem a usar o OpenID. Os primeiros alvos, na minha modesta opinião, deverão ser os fornecedores de serviços online, para começarem a permitir o login por OpenID. Porque se não houver utilidade em ter um OpenID, ninguém vai criar um.

Agora os fornecedores têm um problema de como adicionar o OpenID de forma a que os utilizadores o aprendam a usar, sem perder utilizadores com um processo demasiado demorado. A minha sugestão para os sites portugueses é terem um link “O que é o OpenID?” para o Guia Supersónico do OpenID. Escrevi este guia para o utilizador comum, mas aprender no menor tempo o que é o este sistema e como o usar, e até descobrir que já tem um (ou mais) OpenID.

Escolhi um formato simples em vez de um wiki porque, por um lado, iria ter mais elementos a volta que iriam confundir o utilizador, e porque quero que isto tenha uma edição pessoal. O que consta no guia é o que eu considero essencial que uma pessoa saiba sobre o OpenID. No entanto aceito de bom grado sugestões para melhorar o site. E estou a pensar em adicionar um pequeno vídeo com um screencast de como usar OpenId.

Se alguém estiver interessado em permitir uso do OpenID nos seus sites, estou interessado em colaborar ;)