More about Alcides Fonseca
Go Back

Mundos Virtuais - social3dworlds

Written by Alcides Fonseca at 2008/01/26

Tirei o dia de hoje para trabalhar num pequeno projecto que ando a planear há uns tempos, e já que ia decorrer o social 3d worlds, tencionava ir trabalhar para lá. Apesar de o assunto não me interessar assim tanto, acabei por nem trabalhar nada e estar bastante atento às apresentações.



As duas primeiras, da Beta Technologies eram apresentações do Second Life e de alguma programação lá dentro. Esta empresa tem trabalhos muito bons, em concepção de espaços no Second Life, embora eu continue na ideia que isto é hype e as empresas chegarão a descobrir que se calhar o Second Life não lhes interessa assim tanto.



O Tiago levantou uma pergunta interessante sobre a importação de outros formatos como o CAD ou 3D studio Max ou isso. Porquê aprender um novo sistema de modelação quando já existem alguns no qual os profissionais já se entendem? Para ganhar dinheiro em vender formação?



Depois do cofee break tivemos a apresentação do Marcos Marado que falou sobre a evolução dos mundos virtuais, com a sua origem mais remota em Tolkien e evoluindo por RPGs como o DnD (por acaso, malta de Coimbra que queira um joguinho, anyone?) e finalmente para os computadores pelos text-based MUDs. Hoje em dia podem já não ter uma componente de jogo tão grande, como é o caso do SecondLive ou do Sims Online e poderão dar origem a novos conceitos. Fica apenas uma nota assim pequenina que há um web-based MMORPG português de 2003 e outro de 2004 e se passares pelos créditos és capaz de reconhecer o puto de 13 anos. Ah, e não era o telemóvel, só se fosse o macbook…



Finalmente a Paula Simões que falou um pouco da sua investigação na aplicação de mundos virtuais ao e-Learning. Pessoalmente acredito muito mais em plataformas assíncronas como o Moodle, enquanto reuniões no SecondLife serão mais para ocasiões esporádicas, mas se se resumirem apenas ao IM, não vejo a vantagem em relação a um sistema de chat web-based. Há ainda muito que evoluir nesta área.



Foi um evento muito interessante, parabéns ao Pedro Santa e companhia e parece que a minha toread list aumentou :)