More about Alcides Fonseca
Go Back

Encontro-te no Metro

Written by Alcides Fonseca at 1197586410
\"\"


Na última sexta-feira o Metro do Porto comemorou o seu quinto aniversário, e integrado nas festividades encontrou-se o projecto Encontro-te no Metro. Ora aqui o vosso repórter favorito foi entrevistar Dulce Daniel, do 1º ano de Mestrado em Design da Imagem, uma das autoras do registo fotográfico.



\"\"


Podias-nos explicar brevemente em que consiste o Encontro-te no Metro?



Bem, o projecto foi inicialmente incluído num convite à Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto pela Metro do Porto em que os alunos tinham de apresentar projectos para a comemoração do 5º aniversario do metro. Assim, apresentámos este projecto, que tinha como base dar a voz aos utilizadores e deixar que estes pudessem exprimir os seus sentimentos e desejos. Isto porque no fundo são eles o elemento fundamental destes 5 anos.


\"\"


Então existiu algum sistema de selecção?



Sim, só no meu mestrado julgo que foram 15 propostas e de toda a faculdade cerca de 100. Penso que apenas 2 foram selecionados.


\"\"


Podias então contar-nos como surgiu a ideia?



No início a dificuldade foi escolher o trabalho. Tivemos várias ideias e tivemos que optar, mas todas elas procuravam focar as pessoas, os utentes e de alguma forma permitir que fossem eles o elemento chave de ligação. Escolhemos este por ser o mais viável em termos de realização, face ao escasso tempo disponível. Inicialmente queriamos criar um desdobrável com vários textos (que os utilizadores poderiam escolher) para serem fotografados e também uma area onde pudessem escrever a sua própria mensagem. Mas existia um problema. As pessoas têm pouco tempo. Quando estão no metro, nas suas deslocações, não têm muita paciência. Por isso tinha de ser algo mais simples. Assim criámos uma listagem de mensagens, imprimimos o texto em folhas A4 e com uma pequena apresentávamos a listagem aos utentes, eles escolhiam e nós fotografávamos. Assim tornou-se muito mais fácil para todos!


\"\"


O que me leva a perguntar como era constituído o grupo, e como se organizaram?



Somos 6 pessoas: a Alda, a Mécia, a Marta, a Joana, a Sónia e eu. Numa primeira fase, tivemos de criar as frases. Cada uma dava ideias para conseguirmos uma lista abrangente. Depois dividiamo-nos em grupos de 2 ou 3 para ir tirar fotos (tínhamos várias copias das frases). Fotografámos durante 3 dias! Os grupos de 2 funcionaram bem porque uma de nós ficava com as folhas
e a outra fotografava. Depois de termos as fotos todas tivemos que dividir tarefas porque o trabalho ia ser apresentado em 3 formatos (um site, mural em vinil e vídeo para a tv do metro). Assim, nos dias que se seguiram dividimos o trabalho entre nós para conseguir ter tudo pronto. Estivemos até a fazer um site próprio, mas a Metro do Porto sugeriu algo como um blog e eu lembrei-me logo do flickr!


\"\"


Qual foi a fotografia que mais te marcou? E porquê?



Essa é difícil! Tenho várias, por várias razões, mas vou tentar escolher uma... Eu adoro esta! Acho que se não tivessem as frases conseguíamos perceber na mesma.


\"\"


Já agora, não tiveram receio que os patrões vissem as fotos dos seus empregados com a frase “Odeio o meu emprego”?



Tivemos algum, mas acho que quando uma pessoa decide assumir assim que não gosta do trabalho, o patrão por aquela altura também já deve desconfiar, não é?


\"\"


Já agora, qual a tua relação com o Metro?



Eu sou suspeita em tudo o que toca ao metro, porque o adoro
simplesmente! Todo o conceito, o funcionamento e principalemente a forma como revolucionou, da melhor forma possível, a vida das pessoas no Porto. Ele funciona muito bem. Não é um eléctrico como muitos gostam de frisar, é um metro misto, de superfície e subterrâneo, que cobre grande parte das necessidades das pessoas aqui. ainda estamos à espera que a rede aumente mas para já é muito bom!


\"\"


Para terminar, queres acrescentar alguma coisa?



Só talvez que a Metro do Porto esteve sempre muito pronta a ajudar, e adoraram o trabalho (ainda bem para nós)!


\"\"