More about Alcides Fonseca
Go Back

OpenID em Portugal

Written by Alcides Fonseca at 2007/12/12

Lembro-me da última vez que discutimos isto e que na altura o openid.net era geek-only e para todos os outros era simplesmente um caracol laranja. Entretanto já está mais bonitinho e há cada vez mais providers, até mesmo a France Telecom alinhou nesta onda. E na Estónia, há um openid associado a cada BI electrónico, e vão suportar os cartões belgas, finlandeses, espanhóis e… Portugueses! Ou seja, para ter um openID associado ao novo Cartão do Cidadão, tenho de recorrer à Estónia?



Ontem estive com o Ricardo (aka Mr. Zone41) a instalar e acomodar o plugin wp-openid no blog dele. Facilita bastante a vida, porque dei permissão uma vez para utilizar o meu openID no blog dele, e agora é só escrever o comentário e OK, o Seatbelt trata do resto. E o mais giro é que serve para me logar numa data de outros sites.



Com isto, fico a pensar que com um suporte híbrido (tradicional e openID em simultâneo) já chegou a altura para começar a implementar isto nos sites e blogs dos so-called “early adopters”, ou seja, a malta geek ou com gosto por estas coisinhas. Por isso se tiverem um blog Wordpress, não custa nada suportar também openID! Instalem o plugin que mal não faz (se tiverem dúvidas, falem comigo) e começem também a usar! Para quem tem outra coisa (como sistemas homebrew como eu) também tem direito a suporte ;)



Quando a providers, existem uma data deles, basta escolher da lista. Recomendo os dois que uso: o ClaimID que também junta toda a vossa informação numa página, e o MyOpenId, o pioneiro e que ainda presta um serviço muito bom. E agora a surpresa: Quem tiver um mail no Sapo, pode também ter conta OpenID associada. basta ir a openid.sapo.pt e escolher um username. Aviso que o serviço é experimental, mas é um bom avanço para o OpenId em Portugal. Ficam também umas dicas para a malta que está a trabalhar nisto: para álem do tema assapado e do texto explicativo do openid, que decerto que já está planeado, sugiro vivamente encurtar o endereço openId de cada pessoa. A ideia é ter uma coisa curta que se prefira usar a um username/password. openid.sapo.pt/user/alcides é enorme para mim! Tirar o user do meio ajudava bastante ;) Ah, e a página de identidade é um pouco pobrezinha. Últimos posts do blog, fotos, tags e quem sabe até o link para o profile do Spot...