More about Alcides Fonseca
Go Back

Democracia...

Written by Alcides Fonseca at 2007/11/23

Eu desde o 10º ano que sempre me meti em listas para associações de estudantes. Umas vezes ganhei, outras perdi, mas cheguei mesmo a Presidente no meu último ano na secundária. Não por regalias (como faltas justificadas ou fases especiais para exames) até porque nunca usufruí disso, mas por gosto e vontade em fazer melhor.

Ora este ano para a Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra (responsável por representar 18 228 alunos, vários edifícios, manter as 25 secções desportivas, 15 secções culturais e muito mais!) uma das listas que se candidatou para além de não apresentar nenhum plano concreto, apresentou flyers parvos onde listava o que NÃO ia cumprir, a sua organização era em pelouros tentando fazer piadas com os nomes, e slogans sem nexo nenhum.

Eu acho de mau tom estas brincadeiras, porque só demonstram que não dão qualquer valor à democracia, nem à associação em causa (mas depois na altura da queima das fitas vão se lembrar dela para tentar arranjar convites à pála…). Se se candidatam é porque acham que têm capacidade de fazer melhor, coisa que nem se mostram interessados em fazer… Isto realmente ofende a quem participa nestas coisas por gosto e tenta melhorar o sistema académico. Sinceramente gostava que eles ganhassem, para depois enterrarem aquilo tudo e ficarem na consciência que não deviam ter brincado com uma coisa tão séria. Mas pronto, ainda bem que a maior parte das pessoas tem consciência e vota numa das listas que apresenta planos para melhorar.

E isto extende-se à política em geral. Toda a gente diz mal dos políticos, mas graças à maravilha com que vivemos que se chama Democracia, é a maioria dos portugueses que os escolhe. E quem não estiver de acordo com nenhum, pode votar em branco, ou então o que eu recomendo, que se sabe o que é melhor para o país que forme um partido (ou se junte a um existente) e se candidate para aplicar as suas ideias. Afinal é essa a liberdade que temos!