More about Alcides Fonseca
Go Back

Desabafo sobre a mediocridade

Written by Alcides Fonseca at 2007/11/18

Dia sim, dia não, lá chego a casa todo frustrado, aborrecido com a mediocridade das pessoas com quem convivo no dia a dia. Por um lado, talvez seja culpa minha (de ser tão smart Dense, Difficult, and Frustrating), mas concordo perfeitamente com o Inóspito em como as pessoas estão cada vez mais iguais. Noto nos meus colegas que tudo quer tirar o curso com notas não muito más, ir bebendo uns copos pelo caminho e depois arranjar um emprego jeitoso para subir na vida.



Noto isto a nível da Universidade de Coimbra, e pelo que tenho falado com malta de outros lados, acontece por todo o lado. Por exemplo no meu curso, Engenharia Informática, a maioria nunca programou uma linha de código que não fosse para um trabalho. E muitos nem sabem o que é um RSS feed! (Mas provavelmente sabem qual os requisitos mínimos de gráfica para o último FPS que saiu para o mercado).



Acho que é necessário as pessoas quererem diferenciar-se e apostarem em certas áreas e em projectos pessoais! É certo que o Ensino Superior não incentiva à Criatividade (até pelo contrário, eu tenho sentido na pele que dificulta a quem quer fazer alguma coisa de diferente!), mas uma pessoa não pode estar à espera que façam tudo por ela. Existem inúmeras oportunidades, e mesmo que não existissem, podemos sempre criá-las! É tudo uma questão de imaginação e força de vontade.



Depois é normal que esta mediocridade afecte o empreendedorismo em Portugal e não haja o número de startups que há noutros países, por exemplo. Acho sinceramente que a mentalidade portuguesa não está orientada à inovação, mas à normalização. E isto é aquilo que me entristece.



Felizmente existem aí muito bright people que tenho o prazer de conhecer e de saber que estão a fazer alguma coisa para mudar esta situação e cada vez mais os aplaudo!