More about Alcides Fonseca
Go Back

David Fonseca e The Gift @ Latada2007

Written by Alcides Fonseca at 2007/10/27

Por Coimbra, como bem chamam a cidade dos estudantes, está a decorrer a Festa da Latas (Latada for short). Como sou anti-praxe, esta é das coisas com que eu não concordo mas já que existe, aproveito o que há bom nela. Conclusão: já cá canta o bilhete geral para entrar no recinto e assistir aos concertos que, para além das barracas das comidas, são a única coisa que me interessa.



Tenho também de tirar o chapéu à organização que está a organizar um concurso de bandas que abrem cada noite com um concerto de meia hora e o grupo vencedor vai dar um concerto completo na última noite! Os finalistas são: Sideways, Mindweep, A raiz, Prana, Fitacola, Antius e Daphaz. Passo já a informação que afinal os Fitacola não vão actuar porque o Chico (baterista) foi recentemente operado e não pode actuar.



Ora eu ontem cheguei a tempo apenas dos Mindweep e gostei bastante da música apesar da voz não ser do meu agrado. Fiquei também com a ideia que poderia ser algum problema de configuração da linha do microfone, mas não sou perito no assunto.



David Fonseca em Palco



A seguir actuou o senhor David Fonseca que já nos tendo habituado a coisas assim giras da web me mostrou que também faz coisas giras no palco. O ponto extraordinário da noite foi quando cantou com uma lâmpada na mão, dando um efeito espectacular com uma coisa tão simples. Gostei também do alinhamento do concerto, tocando tanto músicas do novo álbum como sucessos como “The 80’s”(Que se fosse lançado a nível mundial acredito que teria enorme sucesso!) ou mesmo músicas do tempo dos Silence Four em que a multidão cantou toda em coro. Adorei pelo facto de ter sido o único artista que eu vi ao vivo que estava a mostrar tirar mesmo gozo de cada momento em que tocava!



The Gift em Palco



Depois foi a vez dos The Gift subirem ao palco. Apesar de já os ter visto na Queima das Fitas do ano passado, gostei imenso do concerto embora não estivessem ao nível do David Fonseca. E desta vez tocaram o “OK, do you want something simple”, a primeira música deles que conheci e adorei. Incrivelmente o que mais gostei foi da fatiota com que a Sónia se apresentou. Tinha assim um ar nipónico que sempre me fascinou e estava bem de acordo com o penteado. Vinham também acompanhados do Tiago Dias dos Room 75 que tocou uma panóplia de instrumentos!



Bem, vamos ver como correm o resto dos dias, mas dificilmente serão melhores que este!