More about Alcides Fonseca
Go Back

Acessibilidade Web

Written by Alcides Fonseca at 1192459229

Do outro lado do Atlântico, na terra do tio Sam, há um caso em tribunal que poderá mudar o futuro da acessibilidade web. Um cego processou a empresa Target pelo seu website não ter atributos ALT nas imagens e teclas de acesso para permitir a sua navegação por ele próprio. Um juiz aceitou em tribunal o caso e estamos a espera de novos seguimentos.



De facto faz pensar se não será ilegal discriminar as pessoas com algumas limitações, quando existem standards para o fazer correctamente. Pessoalmente acho que não deveria ser ilegal, visto que cada autor do site faz o site para o público alvo que entender. Acho de bom senso fazê-lo até porque nem custa nada, e sofro bastante com isto quando navego no meu PDA.



Claro que se esta situação acontecesse cá em Portugal, estavam os webdesigners todos tramados, tirando uns ou outros que sabem fazer sites. Aqueles que fazem sites flash-based, com tabelas, spacers em gif, IE-only, etc… estariam em maus lençois, o que até gostava de ver, para que se esmerassem no seu trabalho.



Ainda nesta área fiquei surpreendido quando a Vanessa me disse que no curso de Novas Tecnologias da Informação, na Universidade de Aveiro, incluem acessibilidade, usabilidade e standards nos programas do plano curricular.