More about Alcides Fonseca
Go Back

A Teoria dos Portugueses

Written by Alcides Fonseca at 2007/10/10

Hoje na aula de Sistemas Operativos, o meu professor abordou o facto de quando acabarmos o curso (Engenharia Informática) nos depararmos com uma feroz competição a nível global. Cada vez mais entram no mercados licenciados indianos e chineses que são 10 vezes mais baratos que um português, por exemplo. Temos então de nos diferenciar pela qualidade. Uma empresa pode ir ao Rent a Coder pedir um trabalho a um indiano que o faz ao preço da chuva. Mas se quiser qualidade vem aqui ao português e paga bom preço.



Ora eu a semana passada ouvi exactamente a mesma coisa pelo Vítor Santos, no lançamento do programa MSP, quando apresentava o concurso ImagineCUP e dizia que era uma óptima oportunidade para mostrarmos ao mundo que somos mesmo bons no que fazemos. Fazendo a comparação com a Teoria dos Búlgaros (em que um ganhou, mesmo não sendo da Bulgária e ficaram conhecidos todos como sendo bons programadores) que precisamos de nos destacar nestes concursos para darmos alguma reputação ao nosso país. Mesmo quem não gosta da Microsoft ou deste senhor em particular tem de admitir que é verdade. De facto este concurso exige que sejam usadas, para além da imaginação que é fundamental, tecnologias Microsoft (que eu até gosto bastante), mas para aqueles que não sentirem assim tanta afinidade existem outros concurso a nível global que poderão apostar, como o Google CodeJam, o TopCoder, ACM-ICPC ou o IEEE CSIDC.



Se acham que fazem programas de topo, não perdem nada em concorrer. Para não falar nos fantásticos prémios que oferecem!