More about Alcides Fonseca
Go Back

MSP launch event

Written by Alcides Fonseca at 1191758598

Na última quinta-feira estive na Microsoft no lançamento do programa MSP deste ano. Já aqui falei do projecto e realmente achei o dia muito enriquecedor. Começamos por ouvir umas apresentações do Vítor Santos e do Miguel Vicente sobre o programa, como ia funcionar e o que esperar dele. Depois ouvimos uma apresentação do Bruno Gonçalves, dos Recursos Humanos, sobre os Valores Microsoft, e não, não mencionava Opensource nem Software Proprietário. Eram valores bem superiores.



\"\"

Tivemos também ainda a experiência dos MSPs do ano passado, transmitida sobretudo por um filme do Ricardo Calejo. Gostava de salientar o “Eu faço a diferença”, um fim de semana na praia de Matosinhos, com jogos de futebol, escola de surf, concurso de fotografia, e mais importante: uma limpeza da praia. Os lucros foram doados à Associação Casa do Caminho. Podem ver mais informações sobre o evento no blog do Calejo.



\"\"

Depois tivemos um almoço oferecido pela organização, no sitio mais original possível! Foi muito bom e deu para trocar ideias com várias pessoas, incluindo malta que trabalha mesmo na Microsoft! Depois voltámos ao auditório e fizemos as nossas apresentações pessoais. Foi bastante interessante ver que havia pessoas de várias áreas, e com interesses completamente diferentes, mas muito interessantes. Com a aposta da Microsoft na suite Expression, tivemos direito este ano a vários MSPs na área de design, o que para mim é muito bom, para me ajudarem onde me falta o toque criativo. Até MSPs que defendiam OpenSource ali estavam!



\"\"

Depois tivemos uma apresentação do VĂ­tor Santos sobre o Concurso Imagine Cup em que incentivava a inovação e eu acho sinceramente que qualquer pessoa deva concorrer. Uma coisa que achei curiosa, foi que a Microsoft não faz publicidade muito activa sobre este concurso pois nas categorias de software, é necessário usar tecnologias Microsoft. Acho que mesmo assim é uma óptima iniciativa e devia ser mais divulgada.



\"\"

Como o dinheiro para as nossas actividades tem de vir de algum lado, este ano tivemos como patrocinadores do programa a XBox360. Como tal tivemos direito a uma apresentação de três meninas de marketing. Para mim foi o momento baixo do dia, pois não abordaram o público como deveriam, dando a ideia que iríamos ter de fazer marketing para as nossas universidades. No final o Miguel lá explicou que não era isso, e simplesmente queriam a nossa ajuda para dar a conhecer a XBox ao público, pois acreditam que não tem sucesso porque não é experimentada. Ajuda essa puramente opcional, mas que pode ser recompensada com prémios. Também achei piada a frase de uma delas “Nós adoramos a concorrência, aliás, nos detestamos mesmo o monopólio”.



\"\"

Finalmente tivemos a apresentação do Pedro Rosa sobre tecnologias Microsoft, nomeadamente .NET 3.5 fazendo várias demonstrações das capacidades do Visual Studio. Dá gosto ouvir falar disto por quem realmente gosta e sabe do que fala.



Finalmente fomos todos jantar juntos (sim, MSP não é só trabalhar :P) e de volta a Coimbra. Uma experiência enriquecedora, sobretudo pelos contactos. Mais fotos no Flickr do Calejo.