More about Alcides Fonseca
Go Back

Microsoft Student Partner

Written by Alcides Fonseca at 1189779790

Ontem surgiu-me um convite para ser Microsoft Student Partner pelo Miguel Vicente, com quem passei cerca de hora e meia ao telefone sobre o assunto.



Para quem não sabe o MSP é um programa em que a Microsoft apoia certos alunos, dando-lhes certas vantagens (como formação, todo o software MS, acesso a eventos, e muito mais) acreditando que possam ser uma mais valia para o resto da comunidade estudantil. Quem melhor que “clientes” satisfeitos, para cativar outros clientes? ;)



Para começar devo dizer que não sou um “mslover”. Há coisas na Microsoft, quer a nível de produtos como de filosofia, com que concordo e outras com que discordo, mas no geral acho-a uma empresa com que me identifico. Como alguns de vocês já sabem, sou a favor do software proprietário (e também do opensource em certas situações. Sou capaz escrever um post dedicado a este assunto em breve) e a Microsoft desde sempre que tem impulsionado a tecnologia no seu todo e creio que tenho muito a aprender com a empresa.



Tinha, erradamente, na ideia que ao ser MSP teria de me cingir a tecnologias MS, coisa que não concordo, mas pelos vistos não é nada assim. Claro que se é fomentado a usar tecnologias MS, através de workshops, por exemplo, mas considero isso uma vantagem. Também gostava de ver a SUN, a Apple e outras empresas do género a ter o mesmo tipo de iniciativas. Continua nos meus planos comprar agora um macbook e experimentar o mundo apple, mas no meu desktop (workstation) vou manter o Windows que acaba por me ser essencial a nível de testes e de desenvolvimento na plataforma .NET. O grupo de MSPs de Portugal parece que se dá muito bem e incentiva esta troca de ideias.



É por estes motivos que vou aceitar ser MSP e espero não só trazer-vos novidades do mundo Microsoft, mas também para contribuir com as minhas ideias para melhorar a relação com os estudantes.