More about Alcides Fonseca
Go Back

OpenID, um kick-start

Written by Alcides Fonseca at 2007/09/03

Uma das apresentações mais esperadas do dia era do Fred Oliveira sobre OpenID. Começou por nos falar da ideia e fez uma pequena demo de como usar OpenID do ponto de vista do utilizador. Isto levou a plateia a levantar problemas sobre o sistema que ainda não estão bem resolvidas. Falou-se da integração com browsers que é um must para os utilizadores começarem a aderir, da necessidade de nós (developers, bloggers, utilizadores da web2.0) comecemos a usar e a divulgar a quem não conhece.

De facto o OpenID não está preparado para o público geral. Como disse a Maria João Nogueira, “as pessoas vão olhar e perguntar que raio é aquele caracol ali em cima”. Mesmo o site oficial openid.net deveria ser mais explicito e apelativo para que as pessoas se sintam interessadas em utilizar aquilo, mostrar confiança e ao mesmo tempo não ser um texto demasiado grande. Uma das coisas que acho que ainda falha, é o facto de quem não usa o seu próprio domínio como OpenID não possa mudar de provider, sem perder todas as suas contas.

Para quem está a desenvolver sites de momento, uma boa prática é implementar openID, mas possibilitar o registo/login tradicionais. Infelizmente o workshop não abrangeu desenvolvimento de sites usando OpenID, mas é umas área que tenciono abordar no futuro.